Sobre

Sobre

sobre

Operação Segurança Presente

Sobre a OSP

A Operação Segurança Presente é um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua.

Com resultados impactantes de redução de criminalidade no horário e área de atuação, a Operação Segurança Presente ganhou a confiança da população fluminense e se tornou uma marca forte e desejada por todos.

As demais operações foram inauguradas nos anos seguintes com a meta de reduzir índices de criminalidade, promover o reordenamento urbano, prestar atendimento social e garantir o direito de ir e vir da população do Rio de Janeiro.

As operações atuam no município do Rio de Janeiro - em bairros da região central, zona norte, zona sul, e zona oeste - além das cidades de Niterói, São Gonçalo e de municípios da Baixada Fluminense.

O efetivo é formado por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais. O patrulhamento é feito à pé, de bicicleta, de motocicleta e viaturas.

Como Começou

Em 1º de Janeiro de 2014 foi inaugurada a Operação Lapa Presente para complementar o policiamento do 5º BPM (Centro) em razão do aumento da criminalidade na região. Os comerciantes e moradores da Lapa estavam se sentindo inseguros e foi daí que surgiu a implantação do Lapa Presente. O aumento da sensação de segurança levou os turistas a frequentarem a região boêmia, aquecendo o comércio da região.

O sucesso do programa levou à expansão, no ano seguinte, para outros bairros do Rio. Em dezembro de 2017, a operação cruzou a ponte e foi inaugurada no município de Niterói. Já em agosto de 2019, chegou na Baixada Fluminense e hoje está presente em 32 localidades do estado.

sobre

 

Abordagem de Proximidade

O contato direto com a população faz toda a diferença na atuação dos agentes do Segurança Presente. Com uma abordagem cidadã os policiais militares e agentes civis conquistaram a confiança da sociedade.

Com respeito ao cidadão, os agentes de segurança explicam os motivos da abordagem e contam com a colaboração do abordado. A missão do Segurança Presente é proporcionar sensação de segurança através do contato direto e personalizado à população.

Assistência Social

Além do trabalho de segurança, o foco do Segurança Presente está no atendimento social. As operações contam com assistentes sociais de plantão, que são responsáveis pelo atendimento a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Esses profissionais dão assistência a pessoas perdidas, sem documentos etc. As pessoas em situação de rua são encaminhadas para abrigos públicos da Prefeitura ou instituições filantrópicas.

sobre

 

Cursos de Capacitação

A Assessoria de Capacitação é responsável por planejar, executar e fiscalizar todas as ações educativas iniciais e continuadas voltadas para o efetivo civil e militar das Operações Segurança Presente, Lei Seca e Marcha pela Cidadania e Ordem.

Ações e Campanhas

A Operação Segurança Presente promove ações de conscientização com temas relacionados à saúde (outubro rosa, novembro azul, entre outras) e campanhas de auxílio à população como arrecadação de agasalhos, brinquedos e alimentos.