Tropas chegam no interior

Tropas chegam no interior
Tropas chegam no interior

O Segurança Presente pegou a estrada em 2022 e chegou com força no interior e na Região Metropolitana do Estado do Rio. Um ano de crescimento e retomada de investimentos no programa, que tem projeção de estender bases a novos municípios. Atualmente,  a Operação esta com 42 bases em 21 municípios espalhados por todo o estado.

 – Desde o começo do governo Cláudio Castro, o nosso entendimento é levar o Segurança Presente para todas as regiões do Estado. Estruturamos o programa na Capital e rumamos para o Interior com a missão de levar mais segurança e bem-estar aos moradores. E vamos levar o programa a mais municípios no próximo ano”– destaca o secretário de Estado de Governo, Rodrigo Bacellar.

De acordo com o superintendente do Segurança Presente, coronel Francisco Melo, para cada base inaugurada é feito um estudo detalhado da viabilidade técnica e logística, da capacitação e treinamento dos agentes que irão trabalhar e investimento na aquisição de material de proteção e de locomoção dos policiais. - Além do pessoal que atua nas ruas, o Segurança Presente tem equipes na retaguarda que garante a qualidade do serviço prestado por nossos homens”– assegura o oficial.

 

Um ano com novas inaugurações

O ano de 2022 começou logo com a inauguração de três novas bases em janeiro e em municípios estratégicos: Itaboraí, Queimados e Campos dos Goytacazes. Na sequência vieram Miguel Couto, Macaé, Teresópolis, Três Rios, Volta Redonda e Barra do Piraí. Uma das primeiras cidades a contar com o policiamento no ano, o Campos Presente teve uma rápida aceitação e aprovação da população. O comerciante Paulo de Souza, há 23 anos trabalhando na cidade, assegura que os agentes deram mais sensação de segurança à população e, com isso, geraram mais público e nova receita ao comércio.

– Além do trabalho que é realizado pela Polícia Militar, eu me sinto mais seguro com a presença do Segurança Presente em Campos. Os policiais são sempre gentis e cordiais, temos essa relação de proximidade – disse o comerciante.

Macaé teve sua base inaugurada em março, dois meses depois da sua cidade vizinha. Luciana Taliati, moradora e participante da Associação de Moradores de Imbetiba, contou que ficou muito feliz com a chegada da Operação na sua cidade e elogiou os agentes.

 – Eu não conhecia o Segurança Presente, mas quando o programa chegou em Macaé, principalmente no meu bairro, eu fiquei muito feliz e esperançosa. Os agentes são super atenciosos e sempre que precisamos estão dispostos a nos ajudar – afirma Luciana.

 

Mais sensação de segurança 

Para o major Rodrigo Oliveira, coordenador da base de Três Rios, foi de extrema importância a implantação da operação, que deu à população uma maior percepção de segurança.

– Auxiliamos a população trirriense a realizar o seu deslocamento com mais tranquilidade, podendo frequentar o comércio local, praças e parques com a presença dos agentes da Operação, que estão sempre nessas áreas – disse o coordenador.

Nascida no município, Maria Aparecida de Almeida, moradora de Três Rios há 42 anos, conta que o Segurança Presente vai além do policiamento e que existe muita conversa com os moradores da região. – Eu acho muito boa a presença da equipe, os policiais estão perto da população e têm uma ótima comunicação com a gente. Eu circulo bastante no Centro e sempre tenho contato com eles. Além disso, eu percebo que os agentes estão bem distribuídos pela cidade, trazendo mais segurança para a população – afirma a moradora.

 

ok   Osp