Centro Presente comemora 5 anos de atuação

Centro Presente comemora 5 anos de atuação
Centro Presente comemora 5 anos de atuação

Foto de Magno Segllia

Durante esses anos, mais de 5,5 mil suspeitos foram conduzidos à DP

No último domingo (04/07) a Operação Centro Presente completou cinco anos de atuação. Antes de 2016, ano em que iniciou a ação no Centro, o bairro era marcado pela insegurança. Em 5 anos, 5.573 suspeitos foram conduzidos à delegacia, 1.475 mandados de prisão foram cumpridos e 40 desaparecidos foram encontrados pelos agentes do Centro Presente. Além da atividade policial, as assistentes sociais que atuam nas bases realizaram 49.521 atendimentos sociais.

A coordenadora do Centro Presente, capitão Silvia Barbosa, ressaltou as mudanças causadas pela Operação: “Hoje as pessoas se sentem mais seguras para andar pelas ruas do Centro, não só os trabalhadores da região, mas visitantes voltaram a frequentar o bairro como atividade cultural e de lazer. Voltamos a ver famílias vindo passear no Centro do Rio, isso só pode ser resultado de um grande esforço e trabalho conjunto da operação Segurança Presente.”

O proprietário da Confeitaria Colombo, Roberto de Assis, consegue enxergar nitidamente a diferença na região desde a chegada da Operação.

“Existe o bairro do Centro antes e depois do Centro Presente. Precisamos reconhecer que é uma ação que nos ajuda demais. O patrulhamento dos agentes diariamente nas ruas resgatou a sensação de segurança de trabalhadores e frequentadores do Centro do Rio”, afirmou Roberto, que é dono de um dos comércios mais antigos e visitados do Centro.

centropresente02

Foto de Magno Segllia

Sobre a Operação

A Operação Centro Presente possui quatro bases: Avenida Presidente Vargas, Largo da Carioca, Praça XV e Praça Mauá e os agentes patrulham a região das 8h às 20h, todos os dias da semana.

A Operação Segurança Presente é um modelo de policiamento de proximidade que complementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua.

centropresente03

Foto de Magno Segllia

Em janeiro de 2014, foi inaugurada a Operação Lapa Presente para complementar o policiamento do 5º BPM (Centro) em razão do aumento da criminalidade na região. O sucesso do programa levou à expansão, no ano seguinte, para outros bairros do Rio, como o Centro Presente, inaugurado em julho de 2016. Em dezembro de 2017, a Operação cruzou a ponte e foi inaugurada no município de Niterói. Já em agosto de 2019, chegou à Baixada Fluminense e hoje está presente em 33 localidades do estado.