Operação Segurança Presente promove seminário para o efetivo operacional e administrativo

Operação Segurança Presente promove seminário para o efetivo operacional e administrativo
Operação Segurança Presente promove seminário para o efetivo operacional e administrativo

Foto de Magno Segllia

Os coordenadores e subcoordenadores da Operação Segurança Presente, programa da Secretaria de Estado do Governo, se reuniram nesta quarta feira (23/06) para apresentação de protocolos e regime interno da operação. O seminário aconteceu na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no bairro Maracanã, e marcou o início de um trabalho coletivo de construção do conceito da operação.

“Durante um ano, realizamos diversas reuniões com coordenadores e subcoordenadores para debater didaticamente do que se trata a Operação. Estamos aqui apresentando o regimento interno, os principais protocolos de ação operacional, administrativo e logístico que vai reger todas as ações dos militares, agentes civis e assistentes sociais”, relatou a major Laila Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Capacitação da Secretaria de Governo.

O coordenador da Operação Lapa Presente, Major Leonardo Laureano, ressaltou a importância da realização do seminário: “É primordial reunir as coordenações das bases do programa para debatermos ideias e padronizações das nossas ações, a fim de prestarmos o melhor serviço para a sociedade e assim tornar a população parceira do nosso serviço”, destacou o major Laureano.

Sobre a Operação

Em janeiro de 2014, foi inaugurada a Operação Lapa Presente para complementar o policiamento do 5º BPM (Centro) em razão do aumento da criminalidade na região. O sucesso do programa levou à expansão, no ano seguinte, para outros bairros do Rio. Em dezembro de 2017, a Operação cruzou a ponte e foi inaugurada no município de Niterói. Já em agosto de 2019, chegou na Baixada Fluminense e hoje está presente em 33 localidades do estado.

A Operação Segurança Presente é um modelo de policiamento de proximidade que complementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua.